Pela união, qualificação, valorização e representatividade dos síndicos e subsíndicos de nosso estado!

A Prefeitura de Porto Alegre emitiu alerta epidemiológico, nesta quinta feira informando sobre os riscos do veneno do escorpião amarelo (Tityus serrulatus).

São quatro as regiões infestadas: Quinta do Portal (bairro Lomba do Pinheiro), Rua Senhor dos Passos e arredores (Centro Histórico), Rua João de Magalhães, nas proximidades da Assis Brasil (Passo D'Areia), e região da Ceasa (bairro Anchieta).

CUIDADOS QUE DEVEM SER ADOTADOS:

- NÃO COLOQUE LIXO NO CHÃO DAS LIXEIRAS, o lixo só deve descer do apartamento se tiver espaço – escorpiões tem baratas como seu principal alimento. Regiões escuras e úmidas favorecem a reprodução.

- EVITE JOGAR GORDURA NOS RALOS DE COZINHA, CHURRASQUEIRA DOS APARTAMENTOS E CHURRASQUEIRAS EXTERNAS – as caixas de gordura são extremamente propícias para reprodução.

- NÃO TENTE MATAR ESCORPIÕES.

 

ORIENTAÇÕES SOBRE OS HÁBITOS DO ESCORPIÃO AMARELO E PROCEDIMENTOS EM CASO DE SE DEPARAR COM ELES OU PICADAS:

Conforme orientações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, o escorpião amarelo costuma se movimentar mais à noite, atrás de alimentos, especialmente baratas. Em caso de visualização do animal, o procedimento indicado é ligar para o telefone 156, da Prefeitura.

Crianças pequenas e idosos são os grupos de maior risco em caso de ataque.

A Vigilância Sanitária salienta que não é indicado capturá-lo e nem utilizar inseticida para tentar matar o animal, já que o escorpião pode se tornar ainda mais perigoso. Muitas vezes, mesmo após ser pisado o escorpião pode permanecer inerte por muito tempo e repentinamente atacar. A certeza de abate somente ocorre com a divisão do escorpião.

Além disso, a população é orientada a evitar acúmulo de entulhos de obras e lixo orgânicos nos prédios e residências.

Em caso de picadas, a indicação é levar a vítima o mais rápido possível para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre para aplicação do soro antiescorpiônico. O HPS é a única casa de saúde que atende casos de picadas por animais peçonhentos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

 

CUIDADOS NO INTERIOR DOS APARTAMENTOS:

1) Elimine a umidade excessiva. Escorpiões entram em casas à procura de água. Mantenha pisos, cantos, armários e espaços pequenos secos e livres de vazamentos. Evite que a água forme poças ou recipientes próximos do exterior de seu lar;

2) Livre-se de insetos em sua casa. Escorpiões se alimentam de insetos; portanto, se você possui problemas com baratas, formigas e outros insetos no lar, será preciso resolver essa questão para que os escorpiões sumam. Aqui estão algumas maneiras de manter a população de insetos em baixa em sua casa:

Limpe migalhas e lave louças prontamente para que insetos não tenham uma fonte de alimento;

Borrife bórax ou terra diatomácea ao redor de rodapés e debaixo de pias em sua casa. Essas substâncias naturais matam insetos;

Considere borrifar inseticidas ao redor de sua casa para matar insetos. Pesquise e aborde esse método com cautela, visto que alguns inseticidas são venenosos para humanos e animais de estimação;

Mantenha a população de insetos baixa no seu jardim, visto que escorpiões preferem viver em ambientes externos;

3) Remova abrigos de escorpiões. Escorpiões gostam de se esconder em lugares escuros, principalmente durante o dia. Remova estruturas dentro e fora de sua casa que poderiam servir como abrigos para os escorpiões. Tome as seguintes medidas para impedir que escorpiões fiquem perambulando pelo seu lar:

Guarde caixas de papelão em gavetas, e não no chão. Não permita que a bagunça se instale ao redor de sua casa ou debaixo de camas. Mantenha seus armários e quartos bem organizados. Escorpiões gostam de se esconder em sapatos e em pilhas de roupas no chão.

No seu quintal, apare moitas e folhagens que escorpiões possam usar como esconderijo. Livre-se de pilhas de madeiras, pedras ou de restos de plantas. Apare vinhas e outros potenciais esconderijos. Escorpiões normalmente não reside na grama — portanto, você não encontrará muitos nela.

4) Espalhe armadilhas grudentas. Essas armadilhas fabricadas para capturar insetos ou ratos funcionam bem para prender escorpiões. Espalhe-as perto de fontes de água e em cantos escuros de sua casa. Ao pegar o escorpião, jogue a armadilha fora e instale outra.

5) Espalhe canela ao redor da casa. Canela moída é um repelente natural de escorpiões. Espalhe-a em áreas escuras, em janelas e ao redor de rodapés para afastar escorpiões.

6) Desfaça todo os dias a cama e recoloque os lenções. Revise todos os calçados antes de utilizá-los é um dos locais preferidos do escorpião.

7) Lacre seu lar. Escorpiões podem passar por aberturas do tamanho de um cartão de crédito. Lacrar sua casa é um método importante para impedi-los de invadir seu lar. Para garantir que sua casa permaneça segura, analise as seguintes medidas para lacrar portas, janelas e a base de seu lar:

Use calafetagem para preencher buracos e rachaduras em paredes, rodapés e na base de sua casa.

Para impedir que escorpiões escalem a estrutura e invadam o ambiente, feche bem as janelas e lacre bem as telas.

Compre lacres de portas para impedir que escorpiões passem pelas frestas delas.

Sede: Av. Praia de Belas, nº 1212 - sl.424

Praia de Belas - Porto Alegre/RS

Edifício Walk Offices Praia de Belas

CONTATO

contato@assosindicosrs.com.br

(51) 3369-4660

 

AssosíndicosRS - Todos os direitos reservados 2017